terça-feira, 22 de setembro de 2009

Curiosidades sobre sonhos


1. Esquecemo-nos de 90% dos nossos sonhos
São apenas precisos 5 minutos após acordar para esquecer mais de metade dos sonhos. Normalmente, restam apenas 10% do sonho na nossa memória.

2. Os cegos também sonham
As pessoas que apenas se tornaram cegas depois de nascer, sonham com as imagens que se lembram. Os que nascem cegos utilizam as restantes sensações nos sonhos, como por exemplo o olfacto ou a audição.

3. Todos sonham
As únicas excepções são as pessoas que têm uma grande desordem mental. De resto, todas as pessoas sonham. Quando pensas que não sonhas-te, apenas te esqueces-te do sonho.

4. Só sonhamos com rostos conhecidos
A nossa mente não inventa rostos logo todas as caras que vemos são conhecidas. Nos recantos do nosso cérebro temos milhares de caras gravadas e que só nos conseguimos lembrar nos sonhos ou através de psicanálise.

5. Nem todos sonham a cores
Anda por volta dos 12% a quantidade de pessoas que sonham a preto e branco. Na primeira metade do século XX, estudos concluíram que uma grande percentagem tinha sonhos monocromáticos. Após os anos 60, depois de ter sido inventada a televisão a cor, esta percentagem reduziu drásticamente. Tudo sugere que esta invenção tenha sido o factor principal para o aumento das pessoas que sonham a cores.

6. Os sonhos têm significados
Se sonharem sobre algum assunto repetidamente pode significar alguma coisa. Na maior parte das vezes os sonhos transmitem desejos, medos ou a continuação de acontecimentos recentes.

7. Emoções
A emoção mais experimentada nos sonhos é a ansiedade. É frequente termos sonhos com emoções negativas que positivas.

8. Sonhos repetitivos
Enquanto que a maior parte dos sonhos são únicos, outros teimam a repetir-se vezes sem conta. Normalmente sonhamos a mesma história mas com ambientes diferentes.

9. Animais também sonham
Estudos às ondas cerebrais de animais enquanto estes dormiam provaram que eles também sonham.

10. O corpo paralisa
O REM (rápido movimento dos olhos) é o que evita que nos movimentemos como nos sonhos. Ou seja, sem o REM, se estivessemos a correr nos sonhos, o nosso corpo também estaria a correr em cima da cama. Porém, de vez em quando, este mecanismo falha e imitamos os movimentos dos sonhos, normalmente isto só acontece enquanto o cérebro acorda.

11. Percepção do exterior durante os sonhos
Por vezes, enquanto dormimos, incorporamos sons exteriores nos nossos sonhos. Por exemplo, se alguém estiver a ouvir música enquanto dormimos é normal que sonhemos que estamos num concerto a ouvir aquela música.

12. Homens e mulheres têm sonhos diferentes
Ao que parece, os homens sonham 70% das vezes com homens, já as mulheres dividem a percentagem pelos dois. Porém, os homens têm sonhos mais agressivos que as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu apoio, ou não?! :)