domingo, 25 de julho de 2010

Síndrome de Savant

Há pouco estava conversando com um amigo sobre algo que vimos no www.mundogump.com.br
O caso do misterioso homem enciclopédico da Gávea (Rio de Janeiro). Um mendigo que foi visto escrevendo algumas coisas numas paredes do bairro, sem parecer estar copiando essas coisas de lugar algum. Umas garotas passaram pelo local em horários diferentes de um mesmo dia e registraram o que ele escreveu. Vejam as imagens:







Acredito que isso seja um caso de Síndrome de Savant, vi isso no seriado FlashForward que já foi cancelado, mas que achei muito interessante. No seriado, quase todas as pessoas do planeta desmaiam por exatamente 2 minutos e 17 segundos, e nesse tempo, têm uma visão particular. Alguns percebem que essa visão é de um dia exatamente 6 meses após o desmaio coletivo. Um homem é visto andando num estádio, no momento do desmaio, e isso leva a desconfiar que o caso tenha sido armado. No meio da história, surge Gabriel, um autista que tem algumas informações pra ajudar na procura de respostas para solucionar o caso. Mas enfim, queria falar do seriado, mas o propósito do tópico é falar dessa peculiaridade chamada Síndrome de Savant, que intriga vários médicos no mundo inteiro.


A Síndrome de Savant é considerada um distúrbio psíquico com o qual a pessoa possui uma grande habilidade intelectual aliada a um déficit de inteligência. As habilidades savants são sempre ligadas a uma memória extraordinária, porém com pouca compreensão do que está sendo descrito.
Encontrada em mais ou menos uma em cada 10 pessoas com autismo e em, aproximadamente, uma em cada 2 mil com danos cerebrais ou retardamento mental, a síndrome de savant é citada na literatura científica desde 1789, quando Benjamim Rush, o pai da psiquiatria americana, descreveu a incrível habilidade de calcular de Thomas Fuller, que de matemática sabia pouco mais do que contar. Em 1887, no entanto, John Langdon Down, mais conhecido por ter identificado a síndrome de Down, descreveu 10 pessoas com a síndrome de savant, com as quais manteve contato ao longo de 30 anos – como superintendente do Earlswood Asylum (Londres). Langdon usou o termo "idiot savant" (sábio idiota), para identificar a síndrome, aceito na época em que um idiota era alguém com QI inferior a 25.

Abaixo uma relação de algumas pessoas com a Síndrome de Savant.

* Kim Peek memorizou mais de 12.000 livros. Descreve os números de rodovias que vão para qualquer cidade, vilarejo ou condado dos EUA, códigos DDD, CEPs, estações de TV e as redes telefônicas que os servem. Identifica o dia da semana de uma determinada data em segundos. É mentalmente incapacitado, depende de seu pai para suas necessidades básicas. Peek serviu de inspiração para o personagem Raymond Babbit, que Dustin Hoffman representou em 1988 no filme Rain man. Faleceu, aos 58 anos, no dia 19/12/2009 de infarto nos EUA.

* Leslie Lemke – Aos 14 anos tocou, com perfeição, o Concerto nº 1 para piano de Tchaikovsky, depois de ouvi-lo pela primeira vez enquanto escutava um filme de televisão. Lemke jamais tinha tido aula de piano, é cego, mentalmente incapacitado e tem paralisia cerebral.

* Richard Wawro (Escócia) é reconhecido internacionalmente por seus trabalhos artísticos. Um professor de arte (Londres), quando Wawro era ainda criança, descreveu-o como incrível fenômeno, com a precisão de um mecânico e a visão de um poeta. Wawro é autista.

* Alonzo Clemons pode criar réplicas de cera perfeitas de qualquer animal, não importa quão brevemente o veja. Suas estátuas de bronze são vendidas por uma galeria em Aspen, Colorado, e lhe deram reputação nacional. Clemons é mentalmente incapacitado.

* Daniel Tammet com capacidade para dizer 22.514 dígitos de PI e aprender línguas rapidamente (fala 11 línguas).



Na foto: Kim Peek

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Savant
http://www.mundogump.com.br/o-misterioso-homem-enciclopedico-surge-na-gavea/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu apoio, ou não?! :)