terça-feira, 22 de junho de 2010

Razões científicas que dão margem a hipótese do surgimento de zumbis


1- NEUROGÊNESE

Como visto em: Laboratórios

O que são?
Todos sabem da controvérsia sobre a pesquisa de células-tronco. O lance é que com elas podemos regenerar células mortas. Particularmente interessante para os zumbizólogos é a neurogênese, isto é, regeneração de tecido cerebral morto.

Como isso pode resultar em zumbis:
A ciência pode te salvar de praticamente qualquer coisa, exceto da morte cerebral. Eles podem trocar seus órgãos (como cartas de WAR), mas, uma vez que seu cérebro vire paçoca, já era. Certo?
Bem, não por muito tempo. Eles já são capazes de regenerar o cérebro de pacientes em coma por traumatismo craniano para que acordem e andem novamente. Junte isso, com um novo conhecimento de manter um corpo em animação suspensa para que possa ser trazido à vida depois e logo estaremos trazendo de volta os mortos. Legal, né?
O problema é que o processo de reanimação de uma pessoa faz com que o cérebro morra de fora pra dentro. A parte de fora sendo o córtex, a parte bacana que faz com que os humanos sejam humanos. Assim, só sobra a parte que controla as funções motoras básicas e os instintos primitivos.
Você não precisa do córtex pra sobreviver. É por isso que galinhas conseguem andar, mesmo depois de decapitadas (incluindo aquela que viveu 18 meses sem cabeça! [3])

Então, você pega um cara morto, usa técnicas obscuras para reanimá-lo e tem o seu próprio corpo ambulante, sem personalidade nem pensamentos, só uma carcaça de instintos e impulsos.
Senhoras e senhores, isso é um zumbi!

Chances de ocorrer um apocalipse:
Pense nisso. Sob qualquer sistema de leis no mundo, seus direitos e responsabilidades acabam quando você morre. É só aparecer um indivíduo com muito dinheiro e nenhum escrúpulo e ele pode ter seu próprio exército de obedientes trabalhadores escravos zumbis.

2- VÍRUS DA RAIVA

Como visto em: Filme Extermínio 1 e 2

O que são?
No filme, um vírus transforma os humanos em máquinas assassinas. Na vida real, nós temos várias disfunções cerebrais que fazem a mesma coisa. Não são contagiosas, obviamente.
Mas então apareceu a Doença da Vaca Louca que ataca a medula e o cérebro das vaquinhas, transformando-as em máquinas assassinas com leite. E quando os humanos comem essas vacas...

Como isso pode resultar em zumbis:
Quando a vaca louca afeta humanos é chamada de doença de Creutzfeldt-Jakob, cujos sintomas são: mudanças na maneira de andar, alucinações, falta de coordenação, espasmos musculares, convulsões e evolução rápida para um estado de demência. A doença é rara e os infectados não são de sair pelas ruas em grupo atacando pessoas. Ainda.

Chances de ocorrer um apocalipse:
Sabe-se que você só precisa ter falta de serotonina no cérebro para virar uma máquina assassina (testaram em ratos colocando-os em lugares fechados e vendo a violência comer solta). Tudo que precisaria é uma doença que destrua a capacidade do cérebro de absorver a serotonina e pronto!

3- NEUROTOXINAS

Como visto em: Romeu e Julieta (verdade)

O que são?
Há certos tipos de veneno que diminuem suas funções vitais até um ponto que você seria considerado morto, até por um médico (ok, talvez não por um bom médico). O veneno do baiacu pode fazer isso.
As vítimas podem ser trazidas de volta depois sob o efeito de químicos chamados alcalóides que os deixam em um estado de transe sem consciência, mas ainda capazes de realizar tarefas simples como comer, dormir, resmungar e andar com os braços esticados perseguindo vítimas inocentes.

Como isso pode resultar em zumbis:
Aconteceu no Haiti, de onde vem a palavra zumbi! Clairvius Narcisse foi declarado morto por dois médicos em 1962, mas o encontraram andando por uma vila 18 anos depois. O que aconteceu foi que um sujeito que gostava de Vudu usou químicos para "zumbificar" pessoas e colocá-las pra trabalhar nas plantações de açúcar. (Acredite se quiser!)

Chances de ocorrer um apocalipse:
Por um lado, já aconteceu! Então o lance tem uma certa credibilidade, mas mesmo se algum gênio do mal intencionalmente distribuísse toxinas alcalóides para a população para criar zumbis, não há meio de torná-los agressivos ou canibais.

4- PARASITAS CEREBRAIS

Como visto em: Resident Evil IV (filme / jogo)

O que são?
Parasitas que transformam suas vítimas em "escravos" são comuns na natureza. Há, por exemplo o protozoário toxoplasma gondii.
Esse bicho infecta ratos, mas só se reproduz no intestino de gatos. O parasita sabe que precisa chegar ao intestino de um gato, então ele domina o cérebro do rato e, intencionalmente, faz ele perambular na frente do gato pra ser comido. O rato está sendo programado pra ser comido e nem sabe.
Mas são só ratos né?

Como isso pode resultar em zumbis:
Ah é! Por acaso eu mencionei que metade da população humana está infectada com toxoplasma gondii e não sabe? Ei, talvez você seja um!

Chances de ocorrer um apocalipse:
Humanos e ratos não são tão diferentes, tanto que usamos ratos para testar nossos produtos. Tudo que precisa acontecer é aparecer uma versão evoluída do toxoplasma, uma que consiga fazer conosco o que faz com os ratos e Voilà! Temos nossa própria legião de zumbis!





CASO VOCÊ SEJA O ÚNICO SOBREVIVENTE ENTRE UMA RAÇA DE ZUMBIS:

Fase ZERO

- Antes de qualquer coisa: Coma as frutas exoticas que encontrar! Elas vem de longe e provavelmente você nunca mais vai achar um kiwi na vida. Congele o que não conseguir comer. Você também vai precisar de bastante vitamina C, então estoque.
- A não ser que você planeje criar e proteger vacas pro resto da vida... você não vai encontrar leite fresco por muito tempo. Você pode até usar leite em pó, mas não é a mesma coisa.
- Coma o que encontrar. Cozinhe ou desidrate tudo o que não aguentar comer. Mesmo que você odeie. Você nunca mais terá a oportunidade de comer bacon de novo.

Fase UM - Combustíveis

-O mundo vai ser bastante diferente em apenas 5 anos. Estruturas vão colapsar por falta de manutenção, carros e caminhões não vão funcionar com gasolina velha, gramados vão crescer absurdos, pragas e animais vão se multiplicar rapidamente. Não há mais internet, loja de comida ou mordomias modernas. O mundo será inóspito, você precisa se preparar.
- Gasolina e Diesel serão inúteis em 2 anos. Você até pode fazer seu próprio combustível, mas tem uma maneira bem mais fácil.
- GLP é bem abundante e seu prazo de validade é maior que a vida humana. Restaurantes, refeitórios, barracas de cachorro quente e milhões de casas tem belos botijões esperando por você.
- Mantenha os botijões longe do seu quartel general, mas a uma distância que permita o acesso rápido e seguro. Tenha sempre um estoque de tinta a base de óleo e pinte os botijões para evitar ferrugem.
- Saia e procure coisas que funcionem com GLP. Geladeiras, fornos, lampiões e geradores.
- Sim, se você quiser pode ficar brincando com painéis solares e obter energia. DVDs vão funcionar por uns 30 anos dependendo da qualidade dos materiais.
- Mantenha uma horta extremamente bem controlada. O resto do mundo vai estar entupido de mato, você não quer esse problema dentro de casa.
- Deixe seus caminhos sempre livres usando o que conseguiu na loja de ferramentas local. As estradas não vão ser consumidas antes de você morrer, mas é bom tirar os carros do caminho com tratores ou qualquer coisa roubada de um prédio em construção.

Fase DOIS - Comida

Há toneladas de comida espalhadas pelo mundo que ainda serão consumíveis na próxima década. Arroz, feijão, grãos em geral, enlatados.

- Pense numa "fazenda de freezers" e pegue toda a carne processada congelada que você encontrar. Frutas e vegetais também. Ninguém mais está produzindo e será muito difícil você manter uma fazenda sem controle de pragas.
- De um jeito de manter sua fazenda congelada longe de animais e pragas. Eu recomendaria concreto.
- Se você souber navegar, o oceano é uma ótima fonte de comida com perigo relativamente baixo.
- Caçar é útil, se você sabe o que está fazendo. Evite doenças comendo sempre BEM passado. Não existe mais Eno.
- Encontre uma fonte de água potável o mais rápido possível e tente se estabelecer próximo a ela. Pode até ser que ainda exista água nas caixas das casa, mas vai saber se o que matou a humanidade não contaminou a água também.
- Queime todo seu lixo pra manter os insetos longe.

Fase TRÊS - Lar Doce Lar

Insetos e animais serão numerosos agora que a humanidade se foi. Com eles veem as doenças como malária, dengue, raiva etc.

- Assegure uma área cercada por muros altos para manter predadores longe. Cercas de arame devem ser pintadas para evitar a ferrugem.
- Leve os veículos úteis que você encontrar para lá. Trailers, ônibus, caminhões de bombeiros e ambulâncias ou qualquer que te interesse.
- Leve alguns iates para perto de sua casa. Algum dia você vai ficar louco e uns dias em um ambiente diferente podem salvar sua vida.
- Fique esperto com os níveis de monóxido de carbono em sua casa... o GLP libera gás e você precisa de um lar ventilado.

Fase QUATRO - Auto Preservação

- Estoque medicamentos. A maioria dos comprimidos perderão a efetividade em 2 anos. Analgésicos devem ser mantidos sempre por perto.
- Trate toda pequena ferida como potencialmente letal. Infecções são perigosíssimas sem tratamento adequado. Álcool é uma boa idéia.
- Escove os dentes! Não há dentistas. Retirar o próprio dente não deve ser uma experiência agradável.
- Desenvolva suas aptidões. Você é o único cara no mundo para ser mecânico, eletricista, caçador, médico... Livros são ouro!

Fase CINCO - Recreação

- Encontre um carro bem foda e use o à vontade. A gasolina logo acabará... você não quer morrer sem experimentar uma Ferrari.
- Até existem carros movidos a GLP, mas serão difíceis de encontrar.

Fase SEIS - Ócio

- Escreva um diário. Todo dia escreva algo. Assim, se uma raça de mariposas ultra inteligentes vier a povoar a Terra, elas saberão que você existiu.
- Colecione atlas, livros, dicionários, enciclopédias... leia todos. Guarde os para o mesmo propósito.

Fase FINAL - Destino

- Você é o último! Como o último representante da espécie (ex-) dominante você não quer sofrer. Não há sentido em ficar sangrando até a morte por um acidente imbecil.

- Sempre tenha consigo uma arma para evitar esse sofrimento. Carregue uma pistola no ombro ou no tornozelo sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu apoio, ou não?! :)